segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Inclusão Social nas empresas PNE

O nosso objetivo é mostrar as pessoas,como é feita a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas empresas,de acordo com a lei 8.213/91,garante que os mesmos participem ativamente nas empresas.

9 comentários:

  1. Pessoal logo logo teremos mais informações sobre esse assunto.Estejam a vontade para comentar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. este blog ta muito legal... da dez pra eles professor!

    ResponderExcluir
  4. esse pessoal sabe tudo de inclusao social

    ResponderExcluir
  5. Realizar a inclusão social de portadores de necessidades especiais exige que as empresas quebrem barreiras físicas, comportamentais e muitas vezes até paradigmas.
    Hospital Professor Edmundo Vasconcelos tem outros 22 profissionais com necessidades especiais atuando em áreas como faturamento, estacionamento, centro cirúrgico, manutenção, recepção, call center, controladoria e laboratórios.
    Para não exaltar as limitações, o processo seletivo e o treinamento são iguais para todos os candidatos. “A inclusão efetiva desses profissionais só agrega valor ao Hospital, já que não deixam a desejar em dedicação e responsabilidade”, diz João Carlos Gonçalves, engenheiro de Segurança do Trabalho da instituição. “Mais que superar as barreiras arquitetônicas, nosso maior compromisso é estreitar o relacionamento entre os portadores de necessidades especiais e os demais funcionários e colaboradores.”
    Para estimular a comunicação e a integração, o Hospital Professor Edmundo Vasconcelos oferece aos funcionários um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) on-line, com acesso pela intranet. Para acelerar o processo de inclusão, a instituição também está desenvolvendo uma cartilha que ensina como lidar com portadores de necessidades especiais e que será distribuída aos demais colaboradores.

    Esse é um bom exemplo,essas empresas que contratam pessoas com necessidades especiais tem o sua estrutura e o seu ambinete adaptado para atender a esses funcionários e possíveis clientes,como rampas e elevador de acesso,os banheiro são adaptados com sensores e pisos proprios para deficientes visuais,para dar mais segurança ao funcionário evitando possiveias acidentes.

    ResponderExcluir
  6. Estamos preparando uma super reportagem deste assunto, gostaríamos que todos visitantes deixem comentários, sobre o assunto e tópicos.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

    Nem todas as pessoas são iguais. Existe um certo grupo que apresenta algumas limitações, ou falta de habilidade na realização de uma atividade comparada ao desempenho da média de um total de pessoas; a este grupo, dá-se o nome de portadoras de necessidades especiais (PNE'S).

    Incluí-las não é fácil. A sociedade, as empresas e as próprias pessoas às vezes, mesmo que não intencionalmente são um pouco preconceituosas. Muitos acreditam que incluir pessoas deficientes principalmente no mercado de trabalho, pode vir a gerar muitos problemas, pois consideram este grupo de pessoas incapazes de trabalhar, desenvolver e pensar direito, portanto, passam a ser consideradas pessoas que não dão um bom rendimento e podem até causar prejuízos.

    Baseado neste preconceito existente, e também para tentar amenizar o problema de que algumas empresas não empregam pessoas portadoras de deficiência foram criadas leis de proteção ao deficiente. Estas leis não visam apenas diluir o preconceito existente, mas também, facilitar a inclusão deste grupo de pessoas na sociedade.

    De acordo com o art. 93 da Lei 8.213 de 24 de julho de 1991(Plano de Benefícios de Previdência Social), Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) fica instituída a obrigatoriedade de reserva de postos em empresas privadas à portadores de deficiência de acordo com os percentuais abaixo listados:

    "A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção":

    •até 200 empregados........................ 2%
    •de 201 a 500 empregados....................3%
    •de 501 a 1000 empregados...................4%
    •de 1001 em diante..........................5%

    ResponderExcluir
  8. Inclusão social, essa palavra significa que devemos dar espaço para pessoas com necessidades especiais, sem preconceito.

    Hoje o mundo esta muito globalizado, e está cada vez mais exigente. Um modelo de responsabilidade social exige muito respeito, consciência e cidadania, as empresas precisam estar preparadas para mudanças que fazem parte da sociedade. E precisam entender que pessoas com PNE estão ali para somar.

    Algumas empresas no inicio da Lei de 1991, utilizavam os seus funcionários em serviços bem mais braçais, ja hoje temos exemplos de funcionários com PNE que atuam em escritorios, bancos e ate em jogos internacionais desde 1952 e por ultimo os jogos olimpicos de pequim que contou com a maior delegação de PNE.

    Abraços.

    Alyson F

    ResponderExcluir